As Articulações das Costelas

As articulações das costelas com coluna vertebral com se faz em dois pontos: um que une o corpo das vértebras torácicas à cabeça das costelas e outro entre o processo transverso das vértebras torácicas e o tubérculo das costelas. Os movimentos dessas articulações produzem durante a inspiração o aumento do diâmetro do tórax e sua diminuição durante a expiração.

Ligamentos da coluna torácica e das articulações costovertebrais – vista lateral

Articulação Costovertebral

Articulação da cabeça das costelas

É uma articulação sinovial plana que se faz entre cabeça de uma costela típica com as fóveas costais das margens contíguas das vértebras torácicas e seus discos intervertebrais.

A segunda costela se articula com a primeira e com a segunda vértebra torácica, a terceira costela se articula com a segunda e com terceira vértebra torácica e assim sucessivamente.

As exceções se encontram na primeira, décima, décima primeira e décima segunda costela. Elas se articulam, cada uma, com uma única vértebra de mesmo número.

Os ligamentos presentes nessas articulações são:

Ligamento radiado: Envolve a cápsula articular e une a cabeça da costela aos corpos vertebrais e ao disco intervertebral.

Ligamento intra-articular: situa-se no interior da articulação e a divide em duas cavidades sinoviais.

Articulação costovertebral – vista superior

Articulação dos arcos vertebrais na coluna torácica após abertura do canal vertebral – vista anterior

Articulação Costotranversária

É a articulação entre o tubérculo da costela e a fóvea costal do processo transverso de sua própria vértebra torácica. Está articulação está ausente nas costelas flutuantes. Os ligamentos são:

Ligamento costotranversário superior: é uma faixa que une a crista do colo da costela ao processo transverso superior a ela.

Ligamento costotransversário posterior: insere-se no colo da costela e na base do processo transverso e no processo articular inferior da vértebra acima.

Ligamento do colo da costela: une o colo da costela ao processo transverso da vértebra torácica com que se articula.

Ligamento do tubérculo da costela: é curto e muito resistente. Estende-se do ápice do processo transverso de sua vértebra até o seu tubérculo.

Ligamentos dos arcos vertebrais e costotransversários – vista posterior

Articulações Costocondrais

São as articulações entre as costelas e suas cartilagens costais. Mais precisamente entre a extremidade lateral de cadacartilagem costal e a depressão na extremidade esternal do osso costal, as duas são mantidas unidas pelo periósteo, caracterizando uma anfiartrose do tipo sincondrose.

Articulações Intercondrais

São as articulações que ocorrem entre as cartilagens costais. Presente entre as margens adjacentes da sexta cartilagem e sétima, sétima e oitava e oitava e nona.

São articulações sinovias (diartroses) planas, possuem cavidade sinovial envolvida por cápsula articular reforçada lateralmente pelos ligamentos intercondrais. A articulação entre a nona costela e a décima é fibrosa.

Esterno e cartilagens costais – vista anterior

Articulações do Esterno

Articulação manúbrioesternal

O manúbrio e o corpo do esterno situam-se em planos ligeiramente diferentes, portanto, quando se articulam formam um ângulo denominado ângulo do esterno ou ângulo de Louis. É uma anfiartrose do tipo sínfise, pois possui fibrocatilagem unindo os dois ossos.

Articulação xifoesternal

Entre o processo xifóide e o corpo do esterno, é uma articulação cartilagínea que está normalmente ossificada por volta dos cinqüenta anos de idade.

Articulações esternocostais

As articulações das cartilagens costais com o esterno são sinoviais (diartroses) planas, apresentando todas as características de uma articulação sinovial com uma exceção: a cartilagem da primeira costela está diretamente unida ao esterno e se trata de uma sincondrose.

Os ligamentos presentes nessas articulações são:

Ligamentos esternocostais radiados: se irradiam das faces anteriores e posteriores da extremidade esternal das cartilagens costais para o esterno.

Ligamento esternocostal intra-articular: está presente apenas entre a segunda cartilagem costal e o esterno, unindo-a a fibrocartilagem presente na articulação manúbrioesternal.

Ligamento costoxifoideo: une a face anterior e posterior da sétima cartilagem costal, ocasionalmente a sexta também, às respectivas faces do processo xifoide.

Articulações do esterno, articulação esternoclavicular foi aberta – vista anterior