O sistema circulatório tem a função de distribuir o sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo humano. Para realizar essa função ele necessita de uma bomba muscular (o coração) e de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).
A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano, de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração.
O sistema circulatório ou cardiovascular é composto sangue, coração, vasos sanguíneos, artérias, veias e capilares.
Artérias da Circulação Sistêmica – vista anterior
Veias da Circulação Sistêmica – vista anterior
O Sangue
O sangue é um tecido do corpo humano, e como tal possui funções:
Transporte de gases
O sangue transporta todos os gases do corpo humano, seja ligado à hemoglobina ou diluído no plasma. Retira gás carbônico dos tecidos, o leva aos pulmões para serem eliminados e carreia oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Transporte de nutrientes
No tubo digestivo, após a digestão, os micronutrientes alcançam o sangue e são levados ao fígado por uma veia muito importante, a veia porta. No fígado eles são metabolizados e, dali, levado aos tecidos do corpo.
Transporte de resíduos metabólicos
A atividade metabólica das células do corpo origina resíduos que geralmente são tóxicos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
Intercâmbio de substâncias e matérias
algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Como por exemplo: hormônios, enzimas e células, as vezes até mesmo microorganismos invasores (vírus e bactérias).
Transporte de calor
O sangue também participa na homeostase da temperatura. É responsável pela manutenção da temperatura adequada em todos os órgãos. Permitindo a dissipação do calor para o meio ou levando calor produzido em uma determinada região para outra.
Como vimos o sangue possui muitas funções. Mas para que elas possam ser exercidas o sangue precisa circular. Quem tem a função de fazer o sangue circular é o coração através de suas contrações, rítmicas e fortes, são capazes de impulsionar o sangue como uma verdadeira bomba.
As artérias são responsáveis por conduzir sangue do coração para todos os órgãos, e as veias são as responsáveis por conduzir sangue dos órgãos para o coração.
Ou seja, todos os vasos que saem com sangue do coração são artérias, e todos os vasos que levam sangue até o coração são veias. Isso independe do tipo de sangue que carreguem, seja ele sangue venoso (rico em gás carbônico) ou arterial (rico em oxigênio).
Os Vasos Sanguíneos
Todos os vasos sanguíneos a partir de certo calibre, geralmente 5 mm, apresentam um plano geral comum de construção, apresentado as seguintes camada em sua constituição:
Túnica íntima: camada composta por células endoteliais que revestem a camada interna dos vasos.
Túnica média: camada formada principalmente por fibras musculares lisas, dispostas circularmente envolvendo todo o vaso. Nas artérias essa camada é mais desenvolvida e quanto mais calibrosa é a artéria mais desenvolvida é a túnica média.
Túnica adventícia: formada basicamente por tecido conjuntivo de revestimento. É responsável pela vascularização da parede dos vasos através de minúsculos capilares, a vasa vasorum e da inervação através da vasa nervorum.
As três camadas que compõem os vasos sanguíneos
Para uma melhor compreensão do sistema cardiovascular o dividiremos didaticamente em estudo do coração e angiologia, (do grego: angio = vaso sanguíneo; logia = estudo). A angiologia compreende o estudo das artérias, veias, capilares e vasos linfáticos.
Os capilares são estruturas microscópicas e seu estudo é melhor realizado pela histologia.
Os vasos linfáticos têm peculiaridades importantes e os estudaremos no capitulo Sistema Linfático. Neste capitulo estudaremos o coração, as artérias as veias do corpo humano.